top of page
  • capucholuisa

Google Alerts: o conteúdo mais atualizado

Atualizado: 30 de mai. de 2022

O Google Alerts é a ferramenta que permite receber informação em tempo real e manter assim o seu utilizador o mais atualizado possível acerca dos mais variados temas.


É um dever do jornalista manter-se constantemente informado e por isso o Google Alerts será, sem dúvida, uma das ferramentas mais úteis para esta atividade. Assim, basta aceder à pagina do Alertas Google, escolher um tópico/tema/palavra-chave e personalizar as várias opções de configuração dos alertas. Esta escolha de palavra deve ser bem ponderada para termos acesso à informação (e quantidade de informação) certa.



A pesquisa por apenas um tópico pode ser vista de diferentes maneiras... Por um lado, do ponto de vista jornalístico pode ser muito vantajoso, por exemplo, para um utilizador que estiver a fazer um artigo sobre um tema muito específico - se ativar o alerta para o seu tema, terá, sempre que quiser, informação atualizada sobre o mesmo.

Por outro lado, para o utilizador comum só fará sentido escolher palavras-chave de assuntos que estão, no momento, a receber mais atenção. A título de exemplo, para testar esta ferramenta, ativei três alertas ("tiroteio", "guerra" e "varíola") acerca dos três temas com mais destaque nos últimos dias: o tiroteio a uma escola primária no Texas, a guerra na Ucrânia, e a varíola dos macacos.

Deste modo, aquilo que diferencia esta ferramenta é, claramente, o seu nível de personalização. Mediante as necessidades de cada utilizador, a experiência com o Google Alerts será inevitavelmente diferente. Por isso mesmo é que se torna de máxima importância configurar da melhor forma as opções de frequência e quantidade de alertas que gostaríamos de ver na nossa caixa de entrada. Esta é a grande vantagem desta ferramenta - tudo pode ser escolhido pelo utilizador.



Printscreen dos alertas recebidos a 26 de maio de 2022 com as palavras-chave "tiroteio, guerra e varíola"



Opções

A nível da frequência e de alertas, o utilizador pode escolher se pretende ter novas informações sempre que existirem atualizações, uma vez por dia ou, no máximo, uma vez por semana. Pode também escolher se pretende todos os resultados ou só os melhores sobre o tema que escolheu.

Para além disso, o utilizador pode também decidir a natureza da informação que recebe: notícias, blogues, páginas web, vídeos, livros, entre outros.

Pode ainda escolher o idioma em que pretende receber a informação (podendo escolher apenas um ou a opção "todos os idiomas"). Finalmente, os alertas podem ter origem portuguesa ou de qualquer outro país - é algo que também ficará ao critério do utilizador.



Por: Luísa Capucho


153 visualizações0 comentário
bottom of page