top of page
  • capucholuisa

Pocket: o bolso da informação

Atualizado: 30 de mai. de 2022

No nosso dia a dia pomos as mais variadas coisas ao bolso. Umas para tirar e arrumar logo que cheguemos a casa; outras que ficam perdidas nos bolsos dos casacos e só nos lembramos delas dias e dias depois; outras que nem sabíamos que lá estavam... e por aí fora. A plataforma Pocket funciona exatamente como um bolso - em vez de lá colocarmos objetos pequenos, pomos a maior variedade de informação que podemos considerar útil - para agora ou para depois.


É um dos melhores exemplos de uma aplicação/site "Save it for later". Vem substituir os "favoritos", o bloco de notas ou o documento word que éramos obrigados a criar para guardar uma grande quantidade de links que certamente ficariam perdidos pelo Desktop do computador.

Torna-se assim uma plataforma online bastante útil e eficaz para qualquer pessoa pois consegue-se ajustar facilmente a qualquer área/contexto de trabalho (não só para o campo jornalístico).

Para cada link que é guardado na conta do utilizador, é possível associar a uma "etiqueta", isto é, uma categoria criada pelo próprio que irá facilitar a organização da aplicação e o posterior acesso à página web guardada.


Printscreen conta pessoal Pocket - Etiquetas

Para além deste seu principal propósito, o Pocket oferece muitas outras funcionalidades. Por exemplo, se acedermos à secção "Descobrir", a plataforma disponibiliza alguns artigos/páginas web com base nas preferências e naquilo que é guardado por cada utilizador.



Como funciona:

Para criar uma conta no website Pocket é apenas necessário seguir os procedimentos habituais e bastante intuitivos da criação de conta, e de seguida instalar uma extensão (no caso do navegador pretendido ser o Google Chrome).

Assim que esta etapa estiver concluída, será adicionado o ícone Pocket à barra de endereço (junto das outras extensões já existentes), e sempre que quiser guardar qualquer página web, basta clicar neste ícone para que esta seja adicionada à sua lista do Pocket. Assim que guarda o link pretendido, pode associa-lo às etiquetas que pretender, escrevendo na caixa que aparece as palavras/tópicos/temas que se relacionem com o artigo que está a guardar. Deste modo, quando estiver de novo à procura do link que guardou, será mais fácil aceder por estar a determinadas tags. Contudo, lembre-se que sempre que criar uma nova etiqueta deve depois nomeá-la sempre da mesma forma - uma pequena diferença como acentos, maiúsculas ou uma letra a menos irão criar uma nova categoria, comprometendo assim a sua pesquisa.



Veja o vídeo abaixo e fique a conhecer mais sobre a aplicação Pocket!



Por: Luísa Capucho

,.

236 visualizações0 comentário
bottom of page